segunda-feira, 4 de abril de 2011



Numa tarde em que houve de quase tudo, o Estádio Municipal Lindolfo Monteiro foi reaberto pela Prefeitura de Teresina com a realização do Torneio Início do Campeonato Piauiense, promovido pela Associação dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (APCDEP). Com a participação de cinco times, o torneio teve cinco jogos e um campeão que fora eliminado nos pênaltis: o Barras Futebol Club. Campeão depois de eliminado? É isso mesmo que você leu.

Com a presença de apenas 5 times, o torneio começou com a vitória do Flamengo sobre o Piauí, por 1 a 0, gol de Igor. No segundo jogo, River x Barras, houve empate em escanteios e cartões amarelos. Nos pênaltis, vitória riverina por 3 a 2. Barras eliminado? O normal seria isso. Mas devido o não comparecimento de Picos, 4 de Julho e Princesa do Sul, que teriam confirmado presença, a APCDEP resolveu reaproveitar o Barras, que empatara no tempo normal, para atuar como adversário do Comercial, para o certame não ter apenas quatro jogos. Diante do campeão piauiense, Barras classificou-se nos escanteios depois de 0 a 0 no tempo normal. O Rivengo foi o jogo seguinte e o River venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Joãozinho.


Veio a decisão e mais um fato inusitado. Após o empate sem gols, River e Barras foram para a disputa dos tiros livres da marca do pênalti. Veja, pela ordem, como foi a disputa:

Neném (River) – perdeu, com defesa do goleiro Baby
Teles (Barras) – converteu – Barras 1 a 0.
Ranielson (River) – perdeu, chutando na trave.
Max (Barras) – converteu – Barras 2 a 0.
Ernesto Júnior (River) – perdeu (chutou por cobertura, sobre o gol de Baby).
Rafael (Barras) – perdeu, com defesa de Fabio.
Thiago Sousa (River) – perdeu, com defesa do goleiro Baby.
Rildo (Barras) – converteu – Barras 3 a 0.


Resumo da ópera: o River perdeu todos os pênaltis que cobrou e com isso perdeu o título, nos pênaltis, para o time que ele próprio já havia eliminado, também nos pênaltis, no segundo jogo da tarrde.  Mas, por falar em pênalti, dos 14 que foram cobrados na reabertura do Lindolfinho, o que Max converteu no segundo jogo, usando a cavadinha sobre o goleiro Fábio, foi o mais bonito. Pela coragem e precisão do seu cobrador.


Ao final do torneio, o diretor Evaldo Carvalho, do River, recebeu o troféu de vice-campeão, entregue pelo secretário municipal de esportes e lazer, Humberto Mariano, enquanto o capitão do Barras, Neném, recebeu o troféu de campeão das mãos do prefeito Elmano Ferrer.


RIVER 0x0 BARRAS (Torneio Início - 5° jogo - Final); Data: 03/04/2011 (domingo); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Francisco Nurisman Machado Gaspar, auxiliado por Márcia Fernanda Vieira e José Nilton da Costa.

Renda: R$ 2.477,00 com 536 pagantes.

Barras - Beibe; Cláudio, Dâmisson(Rodrigo), Juba e Neném; Taxinha, Rildo, Rafael e Max; Leandro e Teles. Técnico: Denilson Azevedo.

River - Fábio; Ângelo, Leandro, Chicão e Joãosinho(Samuel); Ernesto Júnior, Antônio Carlos(Tiago Sousa), Negreti e Diego; Ranielson e Moisés(Neném). Técnico: Oliveira Canindé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário